Confraria da Truta e da Sidra
Valências
A “Confraria da Truta e da Sidra”, uma organização de carácter informal, foi criada a 16 de março de 2012, pelo então Presidente da Casa do Povo, Gonçalo Jardim.
Atualmente funciona como uma valência da Casa do Povo de São Roque do Faial.
Esta confraria conta atualmente com cerca de 60 confrades e tem como objetivos promover e divulgar a truta e a sidra como os elementos gastronómicos característicos da freguesia de São Roque do Faial e do concelho de Santana.
Visa também promover a economia local, aumentando os rendimentos dos agricultores que têm a produção da sidra e, dos empresários do ramo da restauração que têm nas suas ementas a truta e a sidra.
Os confrades, normalmente concentram-se uma vez por mês.
A promoção do que é genuíno, do que é da nossa terra, a sidra e truta é o lema da confraria: “Pela Truta, Pela Sidra, Pela Madeira e pela AMIZADE”.
Relacionados
O envelhecimento da população é um dos maiores êxitos da humanidade, porém é também um dos maiores desafios, devido às suas consequências sociais, económicas e políticas.
Perante o envelhecimento progressivo da população, a sociedade civil e o Estado têm vindo a criar condições para acolher um número crescente de idosos.
Daí a emergência de respostas sociais institucionalizadas, local privilegiado para a animação de idosos.
Como o principal objetivo desta Casa do Povo é que as pessoas de São Roque do Faial vivam cada vez mais e melhor, em 2003, elaborou um projeto para a criação de um Centro de Convívio.