Mensagem do Presidente
Bem-vindos ao site da Casa do Povo de São Roque do Faial.
A Casa do Povo foi fundada a 23 de janeiro de 1991.
São mais 30 anos de trabalho e dedicação em prol do social e da cultura das gentes da nossa terra.
Uma das valências que mais caracteriza a nossa instituição são os grupos culturais.
E numa freguesia como São Roque do Faial que, segundo os censos de 2021, tinha 683 residentes, dispersos desde o Ribeiro Frio até aos Terreiros, termos 5 grupos musicais, nomeadamente: a “Tunacedros” com 14 elementos; o Grupo Coral com 24 elementos; o Grupo Recreativo com 30 elementos; o Grupo de Tocares e Cantares Camponeses com 16 elementos e a Orquestra de Bandolins com 8 elementos é de louvar e realçar em qualquer parte do mundo.
Os cursos de formação são outra valência da Casa do Povo. Ao longo do ano organizamos várias formações nesse sentido não esquecendo as conferências e palestras.
Continuaremos a organizar e a realizar as iniciativas programadas e que estão plasmadas no nosso plano de atividades.
É uma panóplia de atividades que começa no primeiro dia do ano com o anúncio do ano novo ao som dos Búzios no Pico do Arieiro e com o Dia do Doente. Depois vem o Cantar dos Reis e o Varrer dos Armários.
Também recordamos o Dia do Pai, da Mãe, do Bom Pastor e do Idoso. Celebramos o Carnaval, a Páscoa, o Natal e os aniversários dos vários grupos da nossa instituição.
A Confraria da Truta e da Sidra, assim como, o Centro de Convívio são outras valências da Casa do Povo. Organizamos o Festival da Truta/Rota da Sidra e o Encontro de Grupos Culturais do Conselho de Santana.
Em dezembro temos o Encontro de Grupos Corais em Santana e homenageamos as crianças no dia dos Santos Inocentes. Os concursos da Bisca, dos Fontanários, do Tocar do Búzio, de Presépios, fazem parte do nosso calendário de eventos. Ainda temos tempo para organizar atividades de Verão para crianças e adolescentes, o encontro de estudantes universitários e o encontro de emigrantes…
Agradeço a todos quantos colaboram connosco. Ao Governo Regional da Madeira, mais concretamente através da Secretaria Regional de Inclusão e Juventuda, à Câmara Municipal de Santana, à Junta de Freguesia, e à Associação Desportiva de São Roque do Faial, à Fundação INATEL, à ADRAMA e à ACAPORAM, ao Instituto de Segurança Social da Madeira e ao Instituto de Emprego da Madeira.
O Presidente da Direção
Manuel Heliodoro de Freitas Dória