Centro de Convívio de São Roque do Faial


Valências

O envelhecimento da população é um dos maiores êxitos da humanidade, porém é também um dos maiores desafios, devido às suas consequências sociais, económicas e políticas.

Perante o envelhecimento progressivo da população, a sociedade civil e o Estado têm vindo a criar condições para acolher um número crescente de idosos.

Daí a emergência de respostas sociais institucionalizadas, local privilegiado para a animação de idosos.

Como o principal objetivo desta Casa do Povo é que as pessoas de São Roque do Faial vivam cada vez mais e melhor, em 2003, elaborou um projeto para a criação de um Centro de Convívio.




Este projeto foi enviado para a Câmara Municipal de Santana e para a Junta de Freguesia de São Roque do Faial, de modo a que estas duas instituições dessem o seu parecer sobre o projeto da criação do Centro de Convívio. Estas duas instituições deram um parecer favorável à criação do referido Centro de Convívio.

Em novembro de 2003 foi enviado um ofício (91/03) para a Dra. Fátima Aveiro, Presidente do Conselho de Administração da Segurança Social da Madeira, de forma a dar a conhecer o projeto da criação do Centro de Convívio e solicitando a ajuda da Segurança Social, pois sem esta ajuda este projeto não seria viável.

No ano de 2004, mais propriamente em dezembro, foi enviado novamente um ofício (88/4), direcionado à Secretaria Regional dos Assuntos Sociais, a solicitar novamente a ajuda e que estava a aguardar a resposta ao ofício em cima referido.

A Casa do Povo não obteve nenhuma resposta de forma a dar início ao Centro de Convívio e no início de 2005 tornou a enviar um ofício, mas desta vez para o Dr. José Miguel Mendonça, Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, no sentido de enviar os documentos que foram pedidos pelo mesmo à nossa Casa do Povo, no sentido de dar início ao processo de criação do referido Centro.

Devido às infrutíferas tentativas de conseguir a criação do Centro de Convívio, a Casa do Povo voltou de novo a enviar um ofício à Secretaria Regional dos Assuntos Sociais e ao Presidente do Conselho de Administração da Segurança Social da Madeira, de forma a obter uma resposta positiva de ambas as partes.

A 14 de Fevereiro de 2008, como a nossa Casa do Povo ainda não tinha qualquer resposta positiva, voltou a tentar novamente enviar um ofício para o Presidente do Conselho de Administração da Segurança Social da Madeira.

Após várias tentativas e insistência por parte da nossa Casa do Povo, a Freguesia de São Roque do Faial finalmente viu “nascer” uma nova Instituição.

O Centro de Convívio de São Roque do Faial foi inaugurado no dia 16 de maio de 2008 pelo Dr. José Miguel Mendonça. Nesta inauguração estiveram presentes várias identidades oficiais da nossa região juntamente com os idosos da nossa Freguesia. Desde essa data, o referido centro, tem funcionado normalmente todos os dias úteis. Neste momento estamos com 15 idosos a frequentar esta valência.

           O nosso Centro de Convívio é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, de apoio a atividades sócio recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com participação ativa das pessoas idosas da freguesia de São Roque do Faial.

           O nosso Centro de Convívio tem como objetivos específicos:

☑️ Proporcionar momentos de convívio e confraternização entre os idosos da freguesia;

☑️ Esbater barreiras de descentralização da freguesia;

☑️ Combater o isolamento e abandono de alguns idosos;

☑️ Rentabilizar os meios físicos que a Casa do Povo possui;

☑️ Fazer com que os idosos se sintam úteis à sociedade;

☑️ Rentabilizar os “saberes” populares que os idosos possuem;

☑️ Proporcionar uma vida mais harmoniosa e dinâmica com participação ativa do idoso;

☑️ Promover a inovação e novas descobertas;

☑️ Promover a saúde mental dos idosos;

☑️ Aumentar a atividade cerebral;

☑️ Retardar os efeitos da perda de memória, bem como da acuidade e velocidade percetiva;

☑️Estimular a atenção, a memória, a linguagem, a observação e o raciocínio;

☑️ Promover o diálogo e a interação social;

☑️ Trabalhar a coordenação e os movimentos.

Em paralelo com o Centro de Convívio, atualmente funciona o Ensino Recorrente, nas nossas instalações, numa parceria entre a nossa instituição e a Escola B1/PE/C do Faial e São Roque do Faial.

Para organizar as várias atividades ao longo do ano a nossa Casa do Povo conta com o apoio de diversas instituições onde se destaca o Instituto de Segurança Social da Madeira, a Câmara Municipal de Santana, a Junta de Freguesia de São Roque do Faial e a Associação Desportiva de São Roque do Faial.


Relacionados

A “Confraria da Truta e da Sidra”, uma organização de carácter informal, foi criada a 16 de março de 2012, pelo então Presidente da Casa do Povo, Gonçalo Jardim.

Atualmente funciona como uma valência da Casa do Povo de São Roque do Faial.

Esta confraria conta atualmente com cerca de 60 confrades e tem como objetivos promover e divulgar a truta e a sidra como os elementos gastronómicos característicos da freguesia de São Roque do Faial e do concelho de Santana.

CP SÃO ROQUE DO FAIAL

Morada e contacto

Estrada Rainha D. Maria II, n.º35C, Pico do Cedro Gordo - 9230 – 213 - São Roque do Faial, Santana


 291 575 030


Segunda a Sexta das 9:30 as 12:30 e das 14:00 as 17:30


© Todos os direitos reservados a CP SÃO ROQUE DO FAIAL - 2024