Grupo Recreativo
Grupos Culturais
O Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial foi fundado a 24 de julho de 1999.
O grupo nasceu após terminar um curso de Arranjos Florais, no verão de 1999, cujos participantes para a festa de encerramento do mesmo, ensaiaram um bailinho, em que as senhoras cantavam e os seus filhos bailavam.
Após a festa, e ao ver que as crianças bailavam com gosto, e com o empenho das mães, surgiu a ideia de continuar com o grupo, sob a tutela da Junta de Freguesia, onde todos os interessados pudessem participar.
A partir do ano 2000, este grupo passou para a Casa do Povo de São Roque do Faial, e é constituído atualmente por cerca de 25 elementos, sendo 15 crianças/jovens e 10 adultos. Ensaiam semanalmente, tendo atuado já no ano de 1999 nas festas da freguesia e, a partir daí, em praticamente todas as festas do Concelho de Santana, assim como, na nossa região.
Em abril de 2004 fez uma digressão à Ilha do Porto Santo.
Voltou àquela ilha em 2006 onde realizou duas atuações.
A 30 de abril de 2006 participou no espetáculo para gravação em DVD juntamente com os outros grupos da Casa do Povo.
A sua primeira saída da região, aconteceu em agosto de 2009, tendo feito uma digressão a Portugal continental, mais concretamente ao Concelho de Peniche, onde realizou 3 atuações, com destaque para a participação na feira de produtos locais, com uma atuação em direto no programa do Canal 1da RTP, Portugal em Direto.
Em agosto de 2022, realizou uma digressão aos Açores, mais concretamente à Ilha de São Miguel, de 4 a 8 de agosto. No dia 4 de agosto atuaram nas Festas em honra do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora do Rosário, na igreja Matriz de Lagoa, na freguesia de Santa Cruz no Concelho de Lagoa.
Participou em 2012 nas comemorações da entrega do Galardão Santana Madeira Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, em Santana, tendo atuado em direto no programa Atlântida da RTP-Madeira.
Sendo um grupo da Casa do Povo de São Roque do Faial, tem presença garantida nas inúmeras atividades que a nossa instituição organiza, com destaque para o Festival da Truta e para o Encontro de Grupos Culturais de Santana.
Ao longo do ano colabora ativamente na organização de alguns eventos, nomeadamente: o Dia da Mãe, o Dia do Pão-por-Deus, Romagem de Natal, Dia do Pai.
Ângela Sousa é a responsável do grupo, fazendo a ligação entre o mesmo e a Direção da Casa do Povo.
Relacionados
Grupo de Tocares e Cantares “CAMPONESES”
O Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses” da Casa do Povo de São Roque do Faial foi fundado pelo Prof. Heliodoro Dória, a 29 de outubro de 2002.
Um dos objetivos do grupo é preservar as canções tradicionais que se cantavam na freguesia por ocasião do Natal, nas tarefas agrícolas e nas romagens de verão.
Saber Mais
Tunacedros
A “Tunacedros” da Casa do Povo de São Roque do Faial foi fundada no ano de 1987.
O seu primeiro ensaio ocorreu no dia 15 de fevereiro, tendo feito a sua primeira actuação a 4 de outubro, desse mesmo ano, em Santana.
Surgiu do Grupo de Jovens da Paróquia e, posteriormente, com a criação da Casa do Povo foi integrada nesta.
Saber Mais
Grupo Coral
O Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial, foi fundado a 22 de setembro de 1991, pelo Prof. Nóbrega Dória. A sua primeira atuação ocorreu na Freguesia de São Roque do Faial, a 24 de dezembro, desse ano, solenizando a "Missa do Galo".
O Grupo Coral foi o primeiro a ser criado no concelho de Santana e em toda a costa norte da Madeira.
Saber Mais
Orquestra de Bandolins
A Orquestra de Bandolins da Casa do Povo de São Roque do Faial é o grupo mais jovem desta instituição.
Iniciou os ensaios a 21 de fevereiro de 2005 tendo feito a sua primeira atuação no dia 29 de maio desse ano, participando no XII Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, evento realizado anualmente em São Roque do Faial e organizado pela Casa do Povo.