Enquadramento

Esta associação de utilidade pública iniciou a atividade a 23 de janeiro de 1991 (conforme publicado no JORAM de 23 de janeiro). A Direção da Casa do Povo é constituída por um presidente, um vogal e um secretário, por um período de três anos (conforme os estatutos da Casa do Povo).

A Casa do Povo de São Roque do Faial tem como objetivo promover o desenvolvimento rural, recreativo e desportivo da comunidade, sendo regida pelos estatutos e pelas disposições legais aplicáveis.

O desenvolvimento das atividades recreativas e culturais visa preservar as tradições locais mantendo a sua identidade cultural.

A promoção das atividades de ocupação de tempos livres para crianças, jovens, adultos e seniores, a aquisição de novos conhecimentos e a criação de novas atividades de formação laboral e pós laboral, são objetivos fulcrais e factuais que têm perdurado ao longo do tempo na intervenção social da Casa do Povo de São Roque do Faial.

Os serviços que a Casa do Povo prestam à população são multifacetados, indo ao encontro das necessidades e vontades territoriais, designadamente, a escola de música, os cursos de formação, os grupos culturais, as atividades de verão, o centro de convívio, entre outras atividades que permitem preencher e enriquecer o tempo livre da nossa população.

Neste sentido, privilegia-se a capacitação, o empowerment, a participação, orientação e envolvimento da população local. Esta estratégia possibilita a (re)aproximação entre ator/instituição/sociedade, de forma a potenciar as atitudes que permitam o exercício da cidadania, estimulando a participação ativa no processo de mudança.