Historial da "Tunacedros" da Casa do Povo de São Roque do Faial

A “Tunacedros” da Casa do Povo de São Roque do Faial foi fundada no ano de 1987. O seu primeiro ensaio ocorreu no dia 15 de Fevereiro, tendo feito a sua primeira actuação a 4 de Outubro desse mesmo ano em Santana.

Surgiu do grupo de jovens da Paróquia e, posteriormente com a criação da Casa do Povo foi integrada nesta.

Desde então tem atuado por toda a ilha em Encontros de Tunas, Feiras das Casas do Povos e outros eventos culturais. Organizou o IV Encontro Regional de Tunas da Madeira a 2 de Julho de 1989 no Sítio do Ribeiro Frio. No ano de 1998 fez uma digressão a Canárias.

O seu repertório é essencialmente composto por músicas tradicionais recolhidas pelos seus elementos na Freguesia. Os seus executantes tocam violino, bandolim, bandoleta, rajão, viola de arame, viola-francesa e braguinha.

A 30 de Abril de 2006 participou num Espetáculo Musical para gravação em DVD, juntamente com os outros quatro grupos desta Casa do Povo.

De 7 a 14 de Agosto de 2006 realizou a sua primeira digressão a Portugal Continental, mais concretamente ao Concelho de Cabeceiras de Basto, a convite daquele município onde realizou dois concertos. De salientar que esta foi a primeira vez que este grupo actuou fora da RAM.

A 9 de Novembro de 2008 actuou na Aula Magna, em Lisboa, representando a nossa região na Final do Concurso FestiMúsica, organizado pela Fundação INATEL.

Durante quinze anos teve como ensaiador o Sr. Eduardo Caldeira. Nos últimos anos asseguraram os ensaios o Prof. Heliodoro Dória e o Sr. José Pereira. Desde o início de Fevereiro de 2007 tem como Diretora Artística a Prof.ª Helena Paula Luís.

Atualmente é composta por 14 elementos.