Historial da Orquestra de Bandolins

A Orquestra de Bandolins da Casa do Povo de São Roque do Faial é o grupo mais jovem desta instituição. Iniciou os ensaios a 21 de Fevereiro de 2005 tendo feito a sua primeira atuação no dia 29 de Maio desse ano, participando no XII Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana, evento realizado anualmente em São Roque do Faial e organizado pela Casa do Povo local.

Os objetivos principais da formação desta Orquestra foram proporcionar aos jovens da Freguesia mais uma oportunidade de aprenderem música e poderem assim ocupar os seus tempos livres e que no futuro alguns dos elementos da Orquestra de Bandolins possam integrar a “Tunacedros” desta Casa do Povo.

O seu fundador foi o Prof. Heliodoro Dória, ex-presidente da Direção da Casa do Povo de São Roque do Faial.

O grupo tem como Diretora Artística a Prof.ª Helena Paula Luís. Os ensaios são às quintas-feiras pelas 19 horas.

A Orquestra é constituída por 16 elementos.

A responsável da Orquestra é a Sr.ª Ermelinda Abreu que coordena o grupo e faz a ligação do mesmo à Direção da Casa do Povo.

Este grupo tem atuado em várias festividades na freguesia e fora dela, tendo participado no Espectáculo Musical que a Casa do Povo de São Roque do Faial organizou, a 30 de Abril de 2006, e que foi gravado em DVD.

Em Abril de 2007, fez a sua primeira digressão à Ilha do Porto Santo, tendo voltado à aquela ilha em Maio de 2008.

De 23 a 29 de março de 2016 o Grupo deslocou-se a Espanha para realizar um intercâmbio com o Grupo Trovadores de Zaragoza. A segunda parte do intercâmbio foi realizada de 20 a 26 de agosto de 2016 aquando da recepção do Grupo Trovadores na Madeira.