Historial do Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial

O Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial foi fundado a 24 de Julho de 1999. Inicialmente chamava-se Grupo Recreativo da Junta de Freguesia de São Roque do Faial, porque o grupo lhe pertencia. O grupo nasceu após terminar um curso de Arranjos Florais, no verão de 1999, cujos participantes para a festa de encerramento do mesmo, ensaiaram um bailinho, em que as senhoras cantavam e os seus filhos bailavam. Após a festa, e ao ver que as crianças bailavam com gosto e com o empenho das mães, surgiu a ideia de continuar com o Grupo Recreativo, onde todas as pessoas pudessem participar.

No ano de 1999 o grupo atuou nas festas da freguesia e, a partir daí, já atuou em várias festas do Concelho de Santana. O Grupo atuou também fora do Concelho, nomeadamente na Festa da Flor e na Expo-Madeira, no Funchal. A partir do ano 2000, este grupo passou para a Casa do Povo de São Roque do Faial.

Em Abril de 2004 fez uma digressão à Ilha do Porto Santo. Voltou àquela ilha em 2006 onde realizou duas atuações.

A trinta de Abril de 2006 participou no espetáculo para gravação em DVD juntamente com os outros grupos da Casa do Povo.

Em dezembro de 2011, 2013 e 2015 animou as Festas de Natal e de Fim de Ano no Funchal, a convite da Secretaria Regional do Turismo e Transportes.

Em 2012, participou nas comemorações da entrega do Galardão Santana Madeira Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, nos dias 24 e 25 de Março, em Santana, tendo atuado em direto no programa Atlântida da RTP-Madeira.

Para o ano de 2017, está previsto uma digressão de 2 dias ao Porto Santo.

É constituído por cerca de 30 elementos, sendo 18 crianças e 12 adultos. Ensaiam semanalmente às sextas-feiras, pelas 20h.

A sua monitora e responsável pela coreografia é a senhora Natividade Abreu. Ângela Sousa é a responsável do grupo, fazendo a ligação entre o mesmo e a Direção da Casa do Povo.